A influenza (gripe) é uma infecção viral dos pulmões e das vias aéreas causada por um dos vírus da gripe. Ela provoca febre, coriza (imflamação da mucosa nasal), dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e uma sensação de indisposição (mal-estar) geral.
O vírus da gripe é transmitido por:
Inalação de gotículas que foram expelidas pela tosse ou espirros de uma pessoa infectada
Contacto direto com as secreções nasais de uma pessoa infectada
Manuseio de utensílios domésticos que estiveram em contacto com uma pessoa infetada ou com as suas secreções.
Existem três tipos de vírus da gripe:
Tipo A
Tipo B
Tipo C
Existem muitas estirpes diferentes dos vírus da gripe dos tipos A e B, mas todos causam doença semelhante. Estirpes diferentes causam surtos sazonais regulares de gripe. O tipo C não causa uma doença gripal típica.
O tipo A causa a maioria dos casos de gripe (geralmente mais de 70% em uma estação típica) e a maioria dos outros casos é causada pelo tipo B. A gripe tipo C ocorre menos frequentemente, principalmente em crianças.
A estirpe do vírus da gripe que causa surtos está sempre mudando ligeiramente, de forma que, a cada ano, o vírus da gripe apresenta-se ligeiramente diferente em relação ao ano anterior. Frequentemente o vírus muda o suficiente para que as vacinas anteriormente eficazes deixem de funcionar.
As estirpes da gripe tipo A recebem sua designação baseada nas versões específicas de duas proteínas presentes na superfície do vírus. As proteínas são H (para hemaglutinina) e N (para neuraminidase). Existem 18 proteínas H e 11 proteínas N diferentes. Assim, uma estirpe pode receber o nome de gripe A, H1N1. Uma estirpe de H1N1 foi responsável pelo surto, conhecido como pandemia de gripe suína, ocorrido entre 2009 e 2010. (Pandemia é uma grande epidemia mundial).
O nome de uma estirpe frequentemente reflecte o seu tipo, o local em que surgiu pela primeira vez (por exemplo, gripe de Hong Kong) ou um animal (por exemplo, gripe suína) e o ano em que foi detectada.
Comments