O exame de sangue realizado mais frequentemente é o hemograma completo. O hemograma completo é uma avaliação de todos os componentes celulares (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) no sangue. O hemograma é complementado, ocasionalmente, com o exame de células sanguíneas ao microscópio (esfregaço de sangue periférico).
Os parâmetros relativos aos glóbulos vermelhos avaliados pelo hemograma incluem:
· Número de glóbulos vermelhos (contagem de glóbulos vermelhos)
· Proporção de sangue composto por glóbulos vermelhos (hematócrito)
· Quantidade de hemoglobina (a proteína transportadora de oxigénio nos glóbulos vermelhos) no sangue (hemoglobina)
· Tamanho médio de glóbulos vermelhos (volume globular médio)
· Variabilidade do tamanho de glóbulos vermelhos (RDW)
· Quantidade de hemoglobina em um glóbulo vermelho individual (hemoglobina corpuscular média)
· Concentração de hemoglobina em um glóbulo vermelho individual (concentração de hemoglobina corpuscular média)
Alterações nestes parâmetros podem alertar os técnicos de laboratório quanto à presença de anomalias nos glóbulos vermelhos (que podem então ser avaliados por exame ao microscópio). Os glóbulos vermelhos anormais podem estar fragmentados ou ter a forma de lágrimas, crescentes (forma de foice) ou diversas outras formas.
Conhecer a forma e o tamanho específicos dos glóbulos vermelhos pode ajudar um médico a diagnosticar a causa particular da anemia.
Os parâmetros relativos aos glóbulos brancos avaliados pelo hemograma incluem:
· Número total de glóbulos brancos
· Percentuais e números dos diferentes tipos de glóbulos brancos
Os glóbulos brancos constituem o componente principal do sistema imunológico do corpo. Existem cinco tipos de glóbulos brancos (neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos) e tipos diferentes são recrutados para actuar quando o sistema imunológico responde a diferentes distúrbios no organismo. Por exemplo, se uma pessoa com sintomas de constipação apresentar uma contagem elevada de glóbulos brancos devido ao aumento de neutrófilos, o médico provavelmente irá suspeitar de uma pneumonia bacteriana, em vez de uma infecção viral, uma vez que os neutrófilos são recrutados mais frequentemente para combater infecções bacterianas.
As plaquetas também fazem parte de um hemograma. O número de plaquetas é uma medida importante da capacidade do sangue de formar coágulos sanguíneos (a formação de coágulos sanguíneos é o mecanismo protector do corpo para interromper hemorragias). A deficiência de plaquetas (trombocitopenia) pode prejudicar a coagulação sanguínea. Um número elevado de plaquetas (trombocitose) pode levar à coagulação sanguínea excessiva em vasos sanguíneos pequenos, sobretudo nos que se encontram no coração ou no cérebro.
Comments